O valor de mercado da terra através do pretexto Ricardiano da renda da terra posto a competitividade espacial e inovação
Palavras-chave:
Valor da terra, Risco, CompetiçãoResumo
A gênesis do valor de mercado surge por meio da escassez do valor útil. Conforme Ricardo desenvolveu em Princípios da economia política e da tributação (1982), o valor da terra surge da falta de terrenos de primeira qualidade. Contudo, o espaço é mais complexo de que fertilidade e terrenos virgens. O espaço gera vantagens. Tais vantagens nascem e são destruídas constantemente por meio de processos inovadores e interações do próprio espaço. Ademais, o investimento não flui no espaço conforme seria suposto pela teoria geral. O risco e a relação entre o espaço e diferentes espaços distorce a natureza e o desenvolvimento econômico geográfico criando concentrações multifocais
Referências
CNBC. Why wallmart failed in Brazil. [s.l.]: 2019. Youtube, (7m40s). Disponível em: youtube.com/watch?v=fFPMUIT9seg. Acesso em: 21 nov. 2019.
HENDERSON, B. Strategic and natural competition. 1980. Disponível em: https://www.bcg.com/publications/1980/strategic-natural-competition.aspx. Acesso em: 22 nov. 2019.
KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KOLLER, T. GOERHART, H. WESSELS, D. VALUATION: Measuring and managing the value of companies. 6 ed. New Jersey. John Wiley & Sons. 2015.
KOUTSOYIANNIS, A. Modern microeconomics. 2nd ed. NY: St. Martin's Press, Inc. 1981
MARSHALL, A. Princípios de economia. São Paulo: Abril Cultural, 1982. v. 1.
NELSON, R. R. WINTER, S. G. An evolutionary theory of economic change. Harvard College. Cambrige. 1982.
PORTER, M. E. A Vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro, Elsevier. 1989.
PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005
RICARDO, D. Princípio de economia política e tributação. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural. 1982.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriel Mota Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.