Conceitos fundamentais de Marx
Palavras-chave:
Valor, Mercadoria, TrabalhoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os conceitos discutidos por Karl Marx no primeiro capítulo do seu livro "O capital". O artigo é composto por uma revisão bibliográfica, a qual inicia dissertando sobre as diferentes formas pelas quais o valor foi concebido ao longo da história, desde os mercantilistas até a formulação de Marx, que será exposta pelo conceito de valor de troca e a identificação do trabalho abstrato como substância do valor. Uma vez compreendido o valor como conteúdo que se expressa no valor de troca, segue-se com a análise do valor de troca como forma de manifestação desse conteúdo (valor). Por este caminho analítico, tem-se como resultado a apresentação de como Marx elucida a gênese lógica do dinheiro e conceitua o fetiche da mercadoria
Downloads
Referências
JEVONS, William. A teoria da economia política. São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda, 1996. (Os Economistas).
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015. v. 1.
MALTHUS, Thomas. Princípios de economia política e considerações sobre sua aplicação prática. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, v. 1, 1996. (Os Economistas).
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. v. 1.
MENGER, Carl. Princípios de economia política. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Editor Victor Civita, 1983.
MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.
RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda, v. 1, 1996. (Os Economistas).
RUBIN, Isaac. História do pensamento econômico. Tradução Rubens Enderle. Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2014.
SMITH, Adam. A riqueza das nações. São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda, v. 1, 1996. (Os Economistas).
WALRAS, Léon. Compêndio dos elementos de economia política pura. São Paulo. Editora Nova Cultural Ltda, 1996. (Os Economistas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lais Ribeiro Valadão, Helena Gouveia da Silva Regis, Paula Helena Ayres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.