A ação dos movimentos sociais na luta pela terra e pela educação do campo no sudeste da Amazônia Paraense

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Palavras-chave:

Amazônia Paraense, Educação no campo, Reforma Agrária

Resumo

Num país tão desigual quanto o Brasil, a questão agrária, a luta por reforma agrária e a educação nesses territórios precisam ser evidenciadas e discutidas, principalmente nesse momento do levante do fascismo no nosso país. No sentido de visualizar as tramas histórico-políticas dos movimentos sociais do campo no sudeste da Amazônia Paraense, este artigo busca abordar a criação de assentamentos rurais enquanto território de vida e de aprendizado. Neste sentido, o objetivo deste artigo consistiu em apresentar os principais fatos históricos de constituição desses territórios e como são organizados o processo de luta pela terra, pela vida e pela educação do campo. À medida que esses territórios são organizados pelos trabalhadores rurais, o sudeste paraense vai modificando sua estrutura fundiária e educacional. São atualmente 514 projetos de assentamentos da reforma agrária no sudeste do Pará, onde residem 72.162 famílias assentadas nesta região (INCRA, 2017). Abrange uma superfície de 43.177,51 quilômetros quadrados, cerca de 14,53% da região sudeste paraense. Em um território em permanente disputa, conclui-se que os trabalhadores do campo estão em movimento, se mobilizando e articulando em busca dos seus direitos pela vida, pela terra e pelo conhecimento. A luta continua por uma educação que seja libertadora, que tenha justiça e dignidade social no campo, enfim por uma sociedade sem concentração de renda, de poder e saber.

 

Palavras chave: Amazônia Paraense. Educação. Reforma Agrária

 

 

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Biografia do Autor

Leandro Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Graduado em Letras e em Pedagogia pelo Centro Universitário FACVEST. Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) em Conceição do Araguaia (PA).

Maria Cristina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação (ALIE). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde é professora do Departamento de Educação, coordenadora do grupo de estudos e pesquisa "Trabalho, Política e Educação Escolar" e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo (GEPEC).

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Silva, L. F. da, & Santos, M. C. dos. (2024). A ação dos movimentos sociais na luta pela terra e pela educação do campo no sudeste da Amazônia Paraense. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(2), 145-170. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/57088

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