Pré-social Jorge da Paz Almeida

uma experiência de gestão de projeto extensionista

Autores

  • Jacqueline da Silva Deolindo Universidade Federal Fluminense
  • Kátia Cristiane Vomero Pereira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Pré-universitário social, UFF Campos, Experiências de gestão

Resumo

Este texto é um relato da experiência de gestão do Pré Social Jorge da Paz Almeida, um dos projetos de extensão em funcionamento no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo sob a perspectiva dos atores envolvidos na coordenação do projeto e tem como objetivo registrar o olhar e a avaliação dos mesmos sobre esse trabalho em equipe, seus desafios e conquistas. Entre os principais resultados desse itinerário crítico destacam-se a construção de um ambiente colaborativo, o efetivo funcionamento do tripe ensino-pesquisa-extensão junto com os bolsistas e voluntários, a ampliação do número de vagas e a integração dos pré-vestibulandos à universidade através de diversos projetos extra-classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline da Silva Deolindo, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Mestre e doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes, onde atua no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDAP) e na coordenação do Pré-social Jorge da Paz Almeida.

Kátia Cristiane Vomero Pereira, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicanálise e Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia pela PUC-SP. Pedagoga do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes, onde atua no Núcleo Pedagógico e no Pré-social Jorge da Paz Almeida.

Referências

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Lei 12.288 de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Brasília, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005. htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Resolução Nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018pdfAcesso em: 25 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2021 – Divulgação dos Resultados. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf Acesso em: 13 jul. 2023.

COELHO, G. Revistas acadêmicas de extensão universitária no Brasil. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, n. 2, p. 69-75, 19 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1943/1465 Acesso em: 11 ago. 2023.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29664 Acesso em: 11 ago. 2023.

FERNANDES, Karen Felipe; TORRES, Raynara Escala Ribeiro. Pré Social Jorge da Paz Almeida. A extensão universitária como incentivo à democratização do acesso ao ensino superior. Revista Discente Planície Científica, v. 2, n. 4, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/57379 Acesso em: 18 ago. 2023.

FORPROEX. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Belo Horizonte: COOPMED Editora, 2007. Disponível em: https://www.pec.ufv.br/wp-content/uploads/2016/05/Organizacao-e-Sistematizacao.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012 [on-line] Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOI, Ana Clara. 10 Anos da lei de Cotas: alunos negros triplicam em universidade federal. Observatório do Terceiro Setor, 2022. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/10-anos-da-lei-de-cotas-alunos-negros triplicam-em-universidade-federal/ Acesso em: 12 jul. 2023.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estatísticas de Gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf Acesso em: 18 ago. 2023.

IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente. Rio de Janeiro: IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2569.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerrna, 2002.

PEREIRA JÚNIOR, Rogério Gomes; LEMES, Helen Cristina Dias. A importância do relato de experiência docente na retratação do cotidiano escolar. Cadernos da educação básica, v. 5, p. 126-139, 2020. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2782. Acesso em: 11 ago. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional. PDI-UFF-2018-2022. Disponível em: <http://pdi.sites.uff.br/wp content/uploads/sites/196/2018/06/PDI_2018-2022_aprovado-CUV_30-05-2018.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Deolindo, J. da S., & Pereira, K. C. V. . (2024). Pré-social Jorge da Paz Almeida: uma experiência de gestão de projeto extensionista. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(2), 257-278. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/59605

Edição

Seção

Relato de experiência