v. 1 n. 1 (2015)

					Visualizar v. 1 n. 1 (2015)

Apresentação


O Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes passou por um processo de expansão entre 2007 a 2010, com a implantação de cinco novos cursos nos últimos seis anos, a saber: Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Geografia, História e Psicologia, reunindo-se ao curso de Serviço Social, já cinquentenário. A expansão permitiu despontar um satisfatório número de pesquisas, realizadas por discentes dos cursos da unidade, e, consequentemente, surge a necessidade de que esses trabalhos sejam divulgados.

Buscando soluções para esta nova demanda, o Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal Fluminense, que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a extensão, concebeu a Revista Mundo Livre como forma de atender, a princípio, às demandas internas dos cursos sediados em Campos. Docentes e estudantes dos cursos que compõe o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional idealizaram a Revista Multidisciplinar de caráter estritamente discente, para se constituir como um espaço para divulgação de pesquisas em Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, que apresentem temáticas de interesse acadêmico e social,assim como, abordagens que estimulem o debate crítico e o intercâmbio interinstitucional.   

O primeiro número da Revista Mundo Livre pretende, de forma simbólica e inaugural, receber apenas trabalhos dos discentes do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, e em seus próximos números, estará aberta para o aceite de trabalhos de graduandos de outras instituições de ensino superior, desde que circunscritas à área de concentração da revista.

O comitê editorial é composto por discentes e docentes do Instituto, que são responsáveis pela organização e pela formulação da linha editorial da revista, assim como pela elaboração das diretrizes para submissão de trabalhos. A revista contará com seções de artigos, resenhas, entrevistas e transcrições de palestras. É atribuição da comissão editorial, decidir sobre a forma de avaliação dos trabalhos recebidos, prazo de aceite de trabalhos, formato da revista, seleção dos entrevistados, palestras a serem transcritas, entre outros.

Além de ser um espaço para publicação de trabalhos realizados por discentes, a Revista Mundo Livre busca promover a integração dos cursos da unidade da UFF em Campos dos Goytacazes, e assim, abranger a multi e a interdisciplinaridade. Por existir na forma on line, a Revista Mundo Livre pretende alcançar um grande número de leitores. Espera-se, com isto, promover a disseminação do conhecimento produzido, bem como a troca de informações entre instituições e pesquisadores, a integração entre equipes e laboratórios, através da publicação dos resultados das pesquisas de iniciação científica e monografias de final de curso, estimulando o crescimento e o aperfeiçoamento dos cursos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

 

Comitê editorial da Revista Mundo Livre

 

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v1n1

Publicado: 2016-02-23