Desafios do ensino de Língua Portuguesa na fronteira – Brasil/Paraguai

Autores

  • Adriana Nascimento Silva Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS
  • Sirlei Pereira dos Reis Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS

Palavras-chave:

cultura, bilinguismo/multilinguismo, ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho pretende averiguar as dificuldades encontradas por nós professoras no ensino de Língua Portuguesa, dentro do espaço escolar, e verificar como o ambiente transcultural pontaporanense, da fronteira Brasil/Paraguai, influencia no processo de ensino-aprendizagem. Discorremos sobre como trabalhar com os alunos fronteiriços, respeitando sua língua materna e sua cultura, sem imposição da nossa língua e, consequentemente, de nossa cultura. A aprendizagem significativa depende da relação do sujeito social aluno com o aprendizado referendado pelo sujeito social professor em um espaço complexo do multilinguismo. Este é um trabalho de pesquisa qualitativa e tem como base as pesquisas de Silva e Tristoni (2012), Stuart Hall (2005) e as leis que amparam o ensino como o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul (2012), os PCNs (2006), a LDB (1996) e a Constituição Federal do Brasil (1988), dentre outros.

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Biografia do Autor

Adriana Nascimento Silva, Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS

Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS e graduada em Letras - Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Sirlei Pereira dos Reis, Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS

Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Joaquim Murtinho – Ponta Porã/MS e graduada em Letras - Português/Inglês pelas Faculdades de Fátima do Sul-FAFS-MS.

Referências

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SILVA, Grasiela Mossmann; TRISTONI, Rejane Hauch Pinto. “Diversidade cultural e linguística nas escolas de fronteira Brasil/Paraguai”. Revista Travessias, v. 6, n. 1, p. 234-247, 2012. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6214>.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Silva, A. N., & Reis, S. P. dos. (2018). Desafios do ensino de Língua Portuguesa na fronteira – Brasil/Paraguai. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 4(2), 3-11. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39963

Edição

Seção

Temas Livres