Desafios do ensino de Língua Portuguesa na fronteira – Brasil/Paraguai
Palavras-chave:
cultura, bilinguismo/multilinguismo, ensino-aprendizagemResumo
Este trabalho pretende averiguar as dificuldades encontradas por nós professoras no ensino de Língua Portuguesa, dentro do espaço escolar, e verificar como o ambiente transcultural pontaporanense, da fronteira Brasil/Paraguai, influencia no processo de ensino-aprendizagem. Discorremos sobre como trabalhar com os alunos fronteiriços, respeitando sua língua materna e sua cultura, sem imposição da nossa língua e, consequentemente, de nossa cultura. A aprendizagem significativa depende da relação do sujeito social aluno com o aprendizado referendado pelo sujeito social professor em um espaço complexo do multilinguismo. Este é um trabalho de pesquisa qualitativa e tem como base as pesquisas de Silva e Tristoni (2012), Stuart Hall (2005) e as leis que amparam o ensino como o Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul (2012), os PCNs (2006), a LDB (1996) e a Constituição Federal do Brasil (1988), dentre outros.
PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a1
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996. Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2005. Disponível em:<http://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/hall-stuart-a-identidade-cultural-na-pos-modernidade.pdf>.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Educação. Referencial Curricular 2012 Ensino Fundamental/Médio. Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. – Campo Grande: SED/MS, 2012.
SILVA, Grasiela Mossmann; TRISTONI, Rejane Hauch Pinto. “Diversidade cultural e linguística nas escolas de fronteira Brasil/Paraguai”. Revista Travessias, v. 6, n. 1, p. 234-247, 2012. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6214>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.