O silenciamento das mulheres na história
uma análise da caça às bruxas nos livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental
Palavras-chave:
Silenciamento das mulheres, Livros didáticos, Caça às bruxasResumo
O silenciamento das mulheres é algo latente dentro do campo científico da História, sendo algo visível dentro do currículo escolar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos livros didáticos de História. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral, contribuir com uma reflexão sobre o silenciamento da História das mulheres no currículo, com um enfoque na temática da caça às bruxas (séculos XVI-XVII). Portanto, traçou-se como objetivos específicos apontar o silenciamento da História das Mulheres como um todo na História; esboçar o currículo enquanto campo de disputas que coloca a História do grupo dominante em primeiro plano, excluindo outros, como as mulheres; demonstrar o silenciamento da Caça às bruxas através dos livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental, reivindicando a importância da temática. Através da análise do currículo de História na BNCC e dos livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental, buscou-se evidenciar o apagamento da temática da Caça às bruxas nesses materiais. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam que o conteúdo acerca da caça às bruxas, possibilitam uma discussão sobre o papel da mulher tanto na modernidade como nos dias de hoje, entretanto, há um apagamento do conteúdo nos livros didáticos, visto que a temática não é desenvolvida e quando mencionada, aparece somente como um apêndice da História geral.
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