Fluxos migratórios na África

o caso do Sudão do Sul

Autores

  • Larissa Carvalho
  • Manuela Melani

Palavras-chave:

África, Sudão do Sul, migração, guerra civil

Resumo

Muito se fala sobre a migração na África, mas pouco se conhece sobre suas principais características. Este presente artigo visa elucidar sobre os fluxos migratórios na África tendo como estudo de caso o recente país independente, Sudão do Sul.
A partir disso, primeiramente trataremos do fluxo migratório na África, dando ênfase ao fenômeno interno do continente, em que 55% das rotas se dão entre os países africanos, principalmente entre Nações que tem fronteira comum. Além disso, traremos para a discussão a questão da segurança humana nessas migrações transnacionais. Depois, explicaremos o contexto interno do Sudão do Sul e sua história de mais recente país independente do mundo. O Sudão do Sul é um país que passou por uma guerra civil quando fazia parte do Sudão para conquistar a soberania. Contudo após sua separação entrou em severa violência e disputa pelo poder entre o Presidente e o Vice-Presidente, cada um tentando mobilizar as respectivas etnias, podendo ser caracterizado como um Estado falido. Dando continuidade, evidenciaremos o fluxo migratório do Sudão do Sul para os países vizinhos, dando ênfase também aos refugiados e deslocados internos. Abordaremos ainda o impacto que essa migração exerce na região. Por fim, concluiremos ressaltando a necessidade da comunidade internacional dar mais atenção a esse fenômeno no continente africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Carvalho, L., & Melani, M. (2015). Fluxos migratórios na África: o caso do Sudão do Sul. O Cosmopolítico, 3(3), 6-12. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53711