CONJUNTURA ATUAL DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL DA AMÉRICA DO SUL
Palavras-chave:
América do Sul, Integração regional, Novas ideologias, CEPALResumo
O presente estudo aborda a situação da integração regional da América do Sul em 2016, principalmente as novas eleições e os novos presidentes destes países que representam uma forte mudança no contexto regional, onde novas ideologias vêm à tona com essas novas transformações políticas. O trabalho faz uma reflexão em relação a estas novas regras do jogo internacional a fim de compreender quais são as possíveis consequências, baseado em teorias como a da dependência da Comissão Econômica Para América Latina e caribe (CEPAL), analisando desde a crise de 2008 e como esta afetou economicamente, além de afetar na forma de representação política que deu origem a uma nova onda conservadora. O texto é realizado para ressaltar a necessidade de valorizar a importância da integração da América do Sul.
Referências
América do Sul: Economia e Política da Integração Regional, Cepik, Marco [organizador], Porto Alegre, (2008).
MACHADO, Luiz Toledo. A teoria da dependência na América Latina. 1999.
SOB PROTESTOS, JOSÉ SERRA VIAJA À ARGENTINA PARA FAZER DE MACRI GRANDE SÓCIO DA ARGENTINA. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/23/internacional/1464020120_235339.html> Acesso em 05/06/2016.
O BRASIL, A AMÉRICA DO SUL E A INTEGRAÇÃO REGIONAL. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-brasil-a america-do-sul-e-a-integracao-regional-8749.html> Acesso em 05/06/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 O Cosmopolítico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.