INTEGRAÇÃO REGIONAL: RAÍZES HISTÓRICAS DOS PROJETOS DE INTEGRAÇÃO AMERICANOS
Palavras-chave:
Integração Regional, América, HistóriaResumo
Apesar de crescente importância nos dias atuais, especialmente com o Mercosul, UNASUL e NAFTA, o desejo de união e integração entre países americanos tem raízes muito mais antigas e profundas, datando das independências ibero-americanas e brasileira. Buscava-se a construção de um Novo Continente, distinto do Europeu, tendo as Conferências Pan-Americanas do Século XIX como o maior expoente deste novo anseio. Distingue-se claramente dois momentos: o primeiro, em que esta Integração era marcada por uma pauta de integração política e regional, tendo foco na América Latina (especialmente nas Repúblicas) durante o começo do Século XIX. No segundo, havia uma perspectiva voltada ao comércio internacional, capitaneada pelos Estados Unidos e que se fortaleceu no fim deste século com as Conferências Pan-Americanas. Através dos choques entre essas distintas construções identitárias e seus projetos, analisa-se as semelhanças e diferenças entre esta perspectiva “latino americanista” para a “monroísta”, compreendendo as diferentes formas em que ambas se refletiram no âmbito internacional, suas respectivas concretizações, falhas e seus impactos para o continente no século XXI e os atuais processos de integração regional.
Referências
DULCI, Tereza Maria Spyer. As Conferências Pan-Americanas: identidades, união aduaneira e arbitragem (1889 a 1928). 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Social, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
DE LA REZA, Germán A. de. A Invenção da Paz: Da República Cristã do Duque de Sully à Federação das Nações de Simón Bolívar. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2015.
SANTOS, Luís Cláudio Villafañe G. O Brasil entre a América e a Europa: O império e o interamericanismo (do Congresso do Panamá à conferência de Washington. São Paulo: Unesp, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 O Cosmopolítico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.