O PAPEL DO VOLUNTÁRIO DE DEFESA CIVIL EM AÇÕES DE RESPOSTA A DESASTRES:

Estudo Comparativo dos NUDECs da REDEC Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Estevão Pereira Escudeiro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Sandra Maria Becker Tavares

Palavras-chave:

NUDEC, Defesa Civil, Gestão de Voluntários

Resumo

O presente estudo apresenta a correlação entre vida em sociedade e sociedade de riscos. Tal panorama evidencia um paradigma da vida em sociedade. Este artigo, objetiva apresentar os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) como resposta para este paradigma. Para tal, apresentará e analisará criticamente os NUDEC’s de seis municípios do Rio de Janeiro, localizados na Regional de Defesa Civil (REDEC) Metropolitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Pereira Escudeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Pós Graduando em Direitos Humanos, Gestão de
Riscos e Políticas Públicas de Redução de Desastres – Fundação Henry Dunant e Mestrando em Defesa e
Proteção Civil – UFF

Sandra Maria Becker Tavares

Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – Fundação Oswaldo Cruz, Coordenadora do
Bacharelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional.

Referências

BECK, Ulrich. A SOCIEDADE DE RISCO: RUMO A UMA OUTRA MODERNIDADE. 1944. Tradução de Sebastião Nascimento – São Paulo: Ed.32, 2010.

CALHEIROS, Lélio Bringel, et al. APOSTILA SOBRE IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE COMDEC. Brasília: Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. GERENCIANDO COM AS PESSOAS: Transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2005.

EIRD/ONU. ESTRATEGIA INTERNACIONAL PARA LA REDUCCIÓN DE DESASTRES. América del Sur: enfoque para la gestión de riesgo de desastres. 2015. Disponível em < http://www.eird.org/wikiesp/images/Am%C3%A9rica_del_Sur_Enfoque_para_la_GRD_2015.pdf> Acesso em 06 de janeiro de 2016.

FERNANDES, M. C.; LAGÜÉNS, J. V. M.; NETTO, A. L. C. – O PROCESSO DE OCUPAÇÃO POR FAVELAS E SUA RELAÇÃO COM OS EVENTOS DE DESLIZAMENTOS NO MACIÇO DA TIJUCA/RJ. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ V.22/1999.

GRUPO BANCO MUNDIAL. LIDANDO COM PERDAS: opções de proteção financeira contra desastres no Brasil. Washington, DC: Banco Mundial, 2014.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Livro 6, Vol. 2. Brasília, 2010.

LUCENA, Rejane. MANUAL DE FORMAÇÃO DE NUDEC’S, 2005

OLIVEIRA, Marcos de. MANUAL DE GERENCIAMENTO DE DESASTRES: SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES. Florianópolis: CEPED/UFSC; Brasília, Secretaria Nacional de Defesa Civil. 2010.

ROMANELLI, C.; ABIKO, A. K. PROCESSO DE METROPOLIZAÇÃO NO BRASIL. São Paulo: EPUSP, 2011. 34 p. (Texto Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, TT/PCC/28).

SORIANO, Érico. OS DESASTRES NATURAIS, A CULTURA DE SEGURANÇA E A GESTÃO DE DESASTRES NO BRASIL. In. V Seminário Internacional de Defesa Civil – DEFENCIL São Paulo – 18, 19 e 20 de novembro de 2009. Anais eletrônicos. Artigos.

TOMINAGA, Lídia; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosangela do. DESASTRES NATURAIS: conhecer para prevenir. 2ªEd. São Paulo. Instituto Geológico. 2012

_______. ATLAS BRASILEIRO DE DESASTRES NATURAIS. Florianópolis: CEPED/UFSC; Brasília, Secretaria Nacional de Defesa Civil. 2013.

Downloads

Publicado

2017-10-28

Como Citar

Escudeiro, E. P., & Tavares, S. M. B. (2017). O PAPEL DO VOLUNTÁRIO DE DEFESA CIVIL EM AÇÕES DE RESPOSTA A DESASTRES:: Estudo Comparativo dos NUDECs da REDEC Metropolitana do Rio de Janeiro. O Cosmopolítico, 4(1), 108-120. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53744