OS DIREITOS DAS MULHERES NA REVOLUÇÃO RUSSA

Autores

  • Júlia Mayrinck dos Santos Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Mulher, Revolução Russa, Militantes, Ato Revolucionário

Resumo

Anteriormente a Revolução Russa, as mulheres soviéticas eram dependentes de suas famílias e possuíam baixo grau de alfabetização. Contudo, com a urgência de dar lugar às mulheres no mercado de trabalho e a necessidade de efetivar o ato revolucionário de 1917, militantes da questão iniciaram a fase de conscientização nas indústrias sobre a importância da emancipação feminina. A partir de então, o estopim da revolução foi marcado por uma mobilização grevista de mulheres operárias, que contou com o apoio de soldados e outros operários, tomando as proporções necessárias para a queda do czarismo. Com Lênin governando a União Soviética, o pensamento bolchevique começara a mudar em relação ao sexo feminino, foram implementadas diversas políticas públicas que as favoreciam e lhe traziam direitos essenciais para atingir a igualdade de gênero, incluindo nos direitos trabalhistas. Entretanto, a evolução desses direitos contou com o impasse econômico que a URSS vivia na época e a volta da massa trabalhadora masculina das guerras, faz com que Lênin adotassem medidas retrógradas, prejudicando a maioria das mulheres. O objetivo do artigo é fazer uma comparação do passado e o presente dos direitos das mulheres na Revolução Russa, além de explicitar quais lhe eram concedidos e as mudanças que estes sofreram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Mayrinck dos Santos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

BUONICORE, Augusto César. As Mulheres e a luta socialista. In: Org(s) MACIEL, David; MAIA, Cláudio; LEMOS, Antônio. Revolução Russa: Processos, personagens e influências. Goiás: Centro Popular de Estudos Contemporâneos (CEPEC), 2007.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA SOCIALISTA FEDERATIVA SOVIÉTICA RUSSA: Constituição da Revolução Proletária de Outubro de 1917: Constituição de Lenin, Sverdlov e Trotsky. 10 de julho de 1918.

COSTA, Irla Henrique e ANDROSIO, Valéria de Oliveira. As transformações do papel da mulher na contemporaneidade. Minas Gerais: Univale.<http://srvwebbib.univale.br/pergamum/tcc/Astransformacoesdopapeldamulhernacontemporaneidade.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2017.

FAGANELLO, Cláucia Piccoli. Discriminação de Gênero: Uma perspectiva histórica. Porto Alegre/RS, X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, pp 2542-2549, 2009. <http://www.pucrs.br/edipucrs/XSalaoIC/Ciencias_Sociais_Aplicadas/Direito/71377-CLAUCIAPICCOLIFAGANELLO.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2017.

GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e Revolução: política familiar e vida social soviéticas, 1917-1936. 1. Ed. São Paulo: Boitempo: Iskra Edições, 2014.

FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 2011.

KOLLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. São Paulo: Global, 1979.

____________________. Marxismo e revolução social. São Paulo: Global, 1982.

____________________. Autobiografia de uma mulher emancipada. São Paulo: Proposta Editorial, 1980.

____________________, LAFARGUE, P. e outros. A libertação da mulher. São Paulo: Global, 1979.

LÊNIN, V. I. Sobre a emancipação da mulher. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980.

LUXEMBURGO, Rosa. A Revolução Russa. Petrópolis: Vozes, 1991.

LUZ, Alex Faverzani da, e FUCHINA, Rosimeri. A evolução histórica dos direitos da mulher sob a ótica do direito do trabalho. Rio Grande do Sul: II Seminário Nacional de Ciência Política da UFRGS.

MARX, ENGELS e LÊNIN. Sobre a Mulher. São Paulo: Global, 1980.

NÓBREGA, Ligia e SANTOS, Elisabete. Ensaio sobre o feminismo marxista socialista. Rio Grande do Norte: Mneme revista de humanidade, 2004.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classe: Mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

SANTOS, Aline Tosta dos. A construção do papel social da mulher na Primeira República. <https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/14404/14404.PDFXXvmi=PV6qPkibAS2c7sKdWxkHOzjxzZhp76iW3ooTJH5jB8wIChWzQhgFQBdpAuQHC9FGx4AhMGCnPa6rs31jliZcTdDtJtcmER3cWEuJk88aifCLiE6FW5SRjvm31zpFrtSo8o9swhEQwhDQVJvTPpL9W8cxIDEa7xAfWJIu1nlzF0qCJxwznjIksVjbzZlGwWVuGF0I3mhJmJm7HTG5eppHlJSVIfCgczMSfMCiaU3xEqFllmqAMRh9Ba6kqICDiowx> Acesso em: 20 de maio de 2017.

RODRIGUES, Valeria Leoni. A importância da mulher. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/729-4.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2017.

RODRIGUES, L.M.; FIORE, O.D. Lenin e a economia soviética. In: Lenin: capitalismo de estado e burocracia [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, pp. 4-20,2010.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

Santos, J. M. dos. (2018). OS DIREITOS DAS MULHERES NA REVOLUÇÃO RUSSA. O Cosmopolítico, 4(2), 25-33. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53761