EDUCAÇÃO NÃO É CASO DE POLÍCIA

UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DA MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

  • Victória Batistela Silva Rodrigues

Palavras-chave:

Militarização, Vigiar e Punir, Ensino Público, Foucault, Estado de Exceção

Resumo

O processo de militarização de escolas públicas brasileiras, de forma a contornar o problema da violência que acomete o cotidiano de instituições localizadas em espaços marginais do país, toma força conforme a hierarquia e a disciplina coercitiva suprimem os impulsos dos estudantes localizados em contextos estruturalmente débeis. Tal medida fere a Constituição Federal em diversos aspectos, configurando o Estado de Exceção permanente que ultraja a rotina das periferias. A solução parece ser a fabricação de corpos dóceis, conceito de Michel Foucault explorado em sua obra Vigiar e Punir, em detrimento da adoção de medidas estruturais que permeiam o universo civil.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Batistela Silva Rodrigues, V. (2019). EDUCAÇÃO NÃO É CASO DE POLÍCIA: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DA MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. O Cosmopolítico, 5(1), 23-28. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53792