O USO ANACRÔNICO DAS OBRAS DE RICHARD WAGNER

SUBJUGAMENTO DA OBRA PELA IDEOLOGIA

Autores

  • Patrícia Luízar Espinoza Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Nazismo, Antissemitismo, Cultura, Música, Romantismo

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir sobre o modo como a obra do compositor alemão Richard Wagner vem sendo apropriada ao longo do tempo, o resultado de seu desvirtuamento pelos nazistas e o anacronismo que decorre da tentativa de vincular Wagner a essa ideologia. Ainda serão analisadas as diferentes visões adotadas pela crítica e pelo público a respeito da execução de seus dramas musicais pelas mais diversas orquestras e festivais, sobretudo após os eventos que culminaram na associação de sua obra à ideologia nazista. Para essa finalidade, serão estudados o impacto de sua obra em países como Israel e no Brasil, buscando compreender se é possível distinguir o trabalho deste compositor de seu pensamento e tornar a discussão sobre os perigos do antissemitismo mais presente na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTISSEMITISMO cresce na Europa. Deutsche Welle. 2019. Disponível em: https://www. dw.com/pt-br/antissemitismo-cresce-na-europa/a-47532553. Acesso em: 17 Jan. 2021.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo: Antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Companhia das Letras, 2013. Ebook.

A ASCENSÃO da extrema-direita não é a principal fonte de antissemitismo na Europa, aponta estudo. CONIB. 2020. Disponível em: https://www.conib.org.br/a-ascensao-da-extrema-direita-nao-e-a-principal-fonte-de-antissemitismo-na-europa-aponta-estudo/. Acesso em: 17 Jan. 2021.

BRANDÃO, J; SERGL, M. J. Richard Wagner e Adolf Hitler: Política, Música e Antissemitismo. Revista Lumen et Virtus, v. IX, n. 22, p. 235-260, ago. 2018.

BRAUN, S.; VALENTE, A. Como Hitler pôs a ópera a serviço do nazismo. Deutsche Welle. 2018. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-hitler-p%C3%B4s-a-%C3%B3pera-a-servi%C3%A7o-do-nazismo/a-44244190. Acesso em: 12 de julho de 2020.

BRUEN, H. Wagner in Israel: A Conflict among Aesthetic, Historical, Psychological, and Social Considerations. The Journal of Aesthetic Education, University of Illinois Press, Vol. 27, No. 1, p. 99-103, Spring, 1993.

COCCHIERI, T. A autonomia estética e relevância da arte em meio a um mundo reificado. Confluências, Niterói, vol. 13, n.2, p. 145-160, Nov. 2012.

DISCURSO de Alvim com referências ao nazismo gera repúdio maciço nas redes. Deutsche Welle. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/discurso-de-alvim-com-refer%-C3%AAncias-ao-nazismo-gera-rep%C3%BAdio-maci%C3%A7o-nas-redes/a-52047210. Acesso em: 12 de julho de 2020.

FERRARI, C. C. B. Richard Wagner e apropriações pela propaganda nazista. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, IV. 2013, Londrina-PR. p. 490-499.

FLORES, M. A Música como Instrumento Político na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, 2016.

HUMMES, J. M. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 17-25, set. 2004.

MARTINS, S. Música de Wagner usada no vídeo de Alvim era a favorita de Hitler. Veja. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/entretenimento/musica-de-wagner-usada-no-video-de-alvim-era-a-favorita-de-hitler/. Acesso em: 12 de julho de 2020.

MESQUITA, M. Uma encruzilhada estético-musical: música do futuro de Richard Wagner. Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.1, 2015.

MILGRAM, A. Reflexões sobre o sionismo e Israel. Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. v. 1, n. 1, p. 8-14, jan-jun. 2009.

MIRANDA, F. et al. Hitler e Nazismo: Sobre Arte, Estética, Comunicação e Ideologia. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, XIII, 2014, Belém.

RÁDIO de Israel se desculpa por tocar Wagner. Deutsche Welle. 2018. Disponível em: https:// www.dw.com/pt-br/r%C3%A1dio-de-israel-se-desculpa-por-tocar-wagner/a-45328496. Acesso em: 12 de julho de 2020.

SHEFFI, N. Between Collective Memory and Manipulation: The Holocaust, Wagner and the Israelis, Journal of Israeli History, 23:1, p. 65-77, 2004.

SHEFFI, N. Cultural Manipulation: Richard Wagner and Richard Strauss in Israel in the 1950s. Journal of Contemporary History, Vol. 34, No. 4, p. 619-639, Oct. 1999.

TODESKINO, M. Richard Wagner: o gênio musical e a sombra do antissemitismo. Deutsche Welle. 2013. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/richard-wagner-o-g%C3%AAnio--musical-e-a-sombra-do-antissemitismo/a-16821764. Acesso em: 12 de julho de 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Espinoza, P. L. (2021). O USO ANACRÔNICO DAS OBRAS DE RICHARD WAGNER: SUBJUGAMENTO DA OBRA PELA IDEOLOGIA. O Cosmopolítico, 7(1), 54-68. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53833