O GRADUAL PROCESSO DE “DESAMERICANIZAÇÃO” DA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Cinema Brasileiro, Soft Power, Nye, Estados Unidos, BrazilDownloads
Referências
ANCINE. Mercado Audiovisual Brasileiro - 2002 a 2019, 2019. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/mercado_audiovisual/pdf/mercadoaudiovisualbr_2019.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.
ANCINE / SISTEMA DE MONITOREO DE DISTRIBUCIÓN EN CINES (SADIS). Datos del Mercado Cinematográfico (2011 – 2018), 2018. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/sites/default/files/2_-_datos_del_mercado_cinematografico_-_2011_a_2018_0.pdf.
Acesso em: 24 set. 2020.
CHAVES, Sandra Cipriano; STERF, Sheila Cataldo; LIMA, Verônica. Relatório de Atividades da Secretaria do Audiovisual. Ministério da Cultura, 2008. Disponível em: http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/11/relatorio-de-atividades-sav-19952002.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.
DE MELO, Évyla Michaely; SOUZA, Ellen Gianni; ROCHA, Gustavo de Andrade. Soft Power: A mídia hollywoodiana e a transmissão dos valores norte-americanos. Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais (RICRI), v. 5, ed. 9, p. 57-68, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ricri/article/view/36252. Acesso em: 11 ago. 2020.
EARP, Fábio S. Sá; SROULEVICH, Helena. (2009). O mercado de cinema no Brasil. In: Lia Calabre. (Org.). Políticas culturais: reflexões e ações. Rio de Janeiro e São Paulo: Casa de Rui Barbosa e Itaú cultural. p. 182-200. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330144622_O_MERCADO_DO_CINEMA_NO_BRASIL. Acesso em: 24 set. 2020.
MATTAS, João Paulo Rodrigues. POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS DE APOIO À INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: UM HISTÓRICO DE INEFICÁCIA NA DISTRIBUIÇÃO. III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, p. 1-15, ago. 2020. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult2007/JoaoPauloRodriguesMatta.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.
MURTINHO, Lucas Herdy Gondim. INCENTIVO PÚBLICO À INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA: ESTADOS UNIDOS, ÍNDIA, FRANÇA E BRASIL. Orientador: Rogério Ladeira Furquim Werneck. 2004. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Aluno de Graduação Departamento de Economia PUC-Rio) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, 2004. Disponível em: http://www.econ.puc-rio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Lucas_Herdy_Gondim_Murtinho.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.
NYE, Joseph S. Soft Power: The Means To Success In World Politic. New York: PublicAffairs, 2004, 192 p.
OCA. Público, Renda e Número de Lançamentos por Tipo de Distribuidora 2009 a 2019. COORDENAÇÃO DE EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO - CEC/SAM/ANCINE. Setembro de 2020. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/2201.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.
ZAGNI, Rodrigo Medina. “Imagens Projetadas do Império”: O Cinema Hollywoodiano e a Construção de uma Identidade Americana para a Política da Boa Vizinhança. Cadernos PROLAM/USP, ano 8, v. 1, 15 ago. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/prolam/article/view/82311. Acesso em: 6 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O Cosmopolítico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.