A REPRESENTAÇÃO LATINOAMERICANA E O SOFT POWER ESTADUNIDENSE ATRAVÉS DOS PALCOS DA BROADWAY

Autores

  • Manuella Assumpção Gonçalves Garcêz Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Broadway, América Latina, Soft Power, Representação, Estados Unidos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar as diferentes maneiras pelas quais a figura latino-americana já foi ou ainda é representada nos palcos da Broadway, o centro do teatro musical americano, entendendo como suas dramatizações podem influenciar e expandir convicções estadunidenses específicas. A forma como uma caracterização é feita pode ajudar a perpetuar estereótipos ou derrubar muros, remodelando visões ultrapassadas, valendo-se do conceito de soft power para tal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNSTEIN, L. et al. West Side Story: A Musical. 10 ed. Nova York: Random House, 1966.

BWW NEWS DESK. Lin Manuel Miranda rhymes his Corbin Bleu endorsement on BWW’s message boards. Broadway World. 2009. Disponível em: https://www.broadwayworld.com/article/LinManuel-Miranda-Rhymes-His-Corbin-Bleu-Endorsement-on-BWWs-Message- -Boards-20091209. Acesso em: 16 de maio de 2020.

CEREJIDO, A.; MONTALVO, J; VIAGAS, R. The Breakdown: A Tale of Two Musicals. 2018. Podcast. Disponível em: https://www.latinousa.org/2018/09/21/twomusicals/. Acesso em: 29 de março de 2020.

CRAFT, E. T. “Is this what it takes just to make it to Broadway?!”: Marketing In the Heights in the twenty-first century. Studies in Musical Theatre, v. 5, n. 1, p. 49-69, 2011.

DELGADO, T. The Great Puerto Rican Migration—and West Side Story. Lyric Opera of Kansas City. 2018. Blog. Disponível em: https://kcopera.org/the-great-puerto-rican-migration-and-west-side-story/. Acesso em: 17 de maio de 2020.

DAVINSON, P. Lolita Lebrón: Puerto Rican nationalist who launched an armed attack on the US House of Representatives. The Independent. Londres, 5 de agosto de 2010. Obituaries. Disponível em: https://www.independent.co.uk/news/obituaries/lolita-lebr243n-puer-to-rican-nationalist-who-launched-an-armed-attack-on-the-us-house-of-2043382.html. Acesso em: 14 de maio de 2020.

GULATI-PARTEE, G.; POTAPCHUK, M. Paying Attention to White Culture and Privilege: A Missing Link to Advancing Racial Equity. The Foundation Review, Allendale Charter Township, v. 6, n. 1, p. 25-38, 2014.

HAUSER, K. The Demographics of the Broadway Audience: 2008–2009, Nova York: The Broadway League, setembro de 2009.

IN THE HEIGHTS: CHASING BROADWAY DREAMS. Great Performances. Nova York, PBS, 27 de maio de 2009. Programa de TV.

LEE, J. Poetry, Music and Spoken Word. The White House. Washington, DC., 12 de maio de 2009. Disponível em: https://obamawhitehouse.archives.gov/blog/2009/05/12/poetry-music-and-spoken-word. Acesso: 14 de maio de 2020.

MELÉNDEZ, E. Sponsored Migration: The State and Puerto Rican Postwar Migration to the United States. Columbus: Ohio State University Press, 2017.

MIRANDA, Lin-Manuel; HUDES, Quiara. A. In The Heights: The Complete Book and Lyrics of the Broadway Musical. Montclair: Applause Theatre & Cinema Books, 2013.

MOST POWERFUL COUNTRIES. US News. 2020. Disponível em https://www.usnews.com/news/best-countries/power-rankings. Acesso em: 17 de maio de 2020.

NYE, Joseph S. Soft Power: The Means to Success in World Politics. Nova York: PublicAffairs, 2004.

RIVAS, A. E. Q.; SAENZ, B. Pop Goes La Cultura: American Pop Culture’s Perpetuation of Latino Paradigms and Stereotypes. Ursidae: The Undergraduate Research Journal at the University of Northern Colorado. Greeley, v. 6, n. 3, p. 1-22, 2017.

RORKE, Robert. How Broadway got the nickname ‘The Great White Way’ in 1880. New York Post. Nova York, 6 de julho de 2018, Entertainment. Disponível em https://nypost.com/2018/07/06/how-broadway-got-the-nickname-the-great-white-way-in-1880/. Acesso em: 17 de maio de 2020.

RUSK, H. A. The Facts Don’t Rhyme; An Analysis of Irony in Lyrics Linking Puerto Rico’s Breezes to Tropic Diseases. The New York Times. Nova York, 29 de set. de 1957, p. 83.

SHEFTER, Martin. Capital of the American Century: The National and International Influence of New York City. Nova York: Russel Sage Foundation, 1993.

THE ASIAN AMERICAN PERFORMES ACTION COALITION. Ethnic Representation On New York City Stages: 2015-2016. Nova York, janeiro de 2018. Disponível em: http://www.aapacnyc.org/uploads/1/1/9/4/11949532/aapac_2015-2016_10year_report.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2020.

THE ASIAN AMERICAN PERFORMES ACTION COALITION.: 2016-2017. Nova York, março de 2019. Disponível em: http://www.aapacnyc.org/uploads/1/1/9/4/11949532/aapac_2016-2017_report.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2020.

WOLLER, M. B. A Place For West Side Story (1961): Gender, Race, And Tragedy In Hollywood’s Adaptation. 2010. 112f. Tese de Mestrado – Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, 2010.

ZAMORANO, M. M. Reframing Cultural Diplomacy: The Instrumentalization of Culture under the Soft Power Theory. Culture Unbound, Linköping, v. 8, n. 2, p. 165-186, 2016.

ZOGLIN, R. Life After RENT. Time. Nova York, 29 de fevereiro de 2008. Disponível em: http://content.time.com/time/subscriber/article/0,33009,1718572-1,00.html. Acesso em: 07 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Garcêz, M. A. G. (2021). A REPRESENTAÇÃO LATINOAMERICANA E O SOFT POWER ESTADUNIDENSE ATRAVÉS DOS PALCOS DA BROADWAY. O Cosmopolítico, 7(1), 101-118. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53839

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)