REPRESENTATIVIDADE RACIAL NA CULTURA POPULAR E DE MASSAS

Autores/as

  • Isadora Maciel

Palabras clave:

Cultura de massas, Representatividade, Identidade negra, Mídia

Resumen

O presente texto analisa a importância de amplificar a representatividade negra na cultura popular e de massas, assim como a prevalência nociva do uso de estereótipos nesse meio. O pressuposto teórico deste trabalho se fundamenta na teoria crítica de Adorno e Horkheimer quanto à Indústria Cultural e comunicação de massas, assim como nos trabalhos de Homi Bhabha e Fanon sobre a construção de estereótipos e cultura. A desigualdade racial e suas consequências ainda são sentidas em nossa sociedade e demandam resposta em todas as áreas do saber. Portanto, utilizar a Industrial Cultural e a mídia como catalisadores da luta pela igualdade e discussões sobre o racismo é fator essencial para a sociedade global.

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Publicado

2020-12-26

Cómo citar

Maciel, I. . (2020). REPRESENTATIVIDADE RACIAL NA CULTURA POPULAR E DE MASSAS. O Cosmopolítico, 6(2), 40-51. Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53873