2017: EDIÇÃO ESPECIAL - OCUPAÇÃO

Imagem de capa: Cartazes com dizeres: "A PEC é precarização! Queremos mais dinheiro para saúde e educação", "Estudantes pelo fim do desmonte público!" e "Ocupação".

No dia 8 de novembro 2016, em uma assembleia histórica do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, foi aprovada com 173 votos a favor, e apenas 17 contra, a ocupação com piquete do Bloco A do Campus Gragoatá. Em uma ocupação integrada com os cursos de Estudo de Mídias, Turismo e outros, permanecemos ocupando por mais de um mês. Nossos alunos foram para protesto nas ruas, inclusive nas de Brasília, onde encontraram muita violência vinda de um governo ilegítimo o qual o propósito único é nos desmobilizar, destruir o nosso futuro. Essa afirmação pode parecer pesada, mas as ocupações lutavam contra a PEC 241 ou 55, que colocou em pauta um congelamento dos gastos públicos nas áreas de saúde e educação por 20 anos. Essa PEC, infelizmente, foi aprovada no dia 13 de dezembro de 2016.

Parte dos integrantes d’O Cosmopolítico participaram ativamente dessas ocupações e escreveram um texto durante a ocupação sobre como era estar ali. Foi desse texto que me surgiu a ideia dessa edição especial da revista sobre as Ocupações do Bloco A, principalmente para poder honrar todo o esforço e trabalho daqueles alunos que lutavam não por sua geração, mas pela próxima, que conseguiam enxergar nessa PEC um caminho sem volta, que prejudicará imensamente os próximos 20 anos.

Essa revista junta relatos de alunos e professores que tiveram direta participação nas ocupações, contando com textos escritos na época, assim como a perspectiva desses mesmos alunos um ano depois da ocupação. Temos também a contribuição de uma aluna que teve a oportunidade de participar da ocupação na França em Março de 2016, na Universidade de Vincennes-Saint-Denis, assim como participou da ocupação da UFF. Contamos com entrevistas de professores, e suas análises sobre o que nos espera no futuro. Ademais, disponibilizamos fotos que mostram o que foi a realidade dessas ocupações.

Publicado: 2017-12-06

Edição completa