O PAPEL DA CULTURA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

O SOFT POWER ESTADUNIDENSE E A MÚSICA DE PROTESTO

Autores

  • Daniele Thomaselli Vasques de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Ditadura militar brasileira, Guerra Fria, Cultura

Resumo

Em uma retomada histórico-política do contexto da ditadura militar brasileira, o presente artigo analisa a influência estadunidense na cultura nacional entre as décadas de 1960 e 1970, quando imperavam o anticomunismo, o patriotismo e a censura. Tendo essa contextualização em vista, são traçados panoramas para compreender como a interação internacional do Brasil com a maior potência capitalista global corroborou a instauração do regime ditatorial em 1964 e, em contraposição, a insurgência da música de protesto ao autoritarismo como resistência sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Aracy A. Arte para quê?: a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídio para uma história social da arte no Brasil. Studio Nobel, 2003.

ARBEX JR, José. Rede Globo: Teledramaturgia e poder sob a ditadura. Nhengatu - Revista iberoamericana para Comunicação e Cultura contrahegemônicas, v. 2, n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/nhengatu/article/view/34260. Acesso em: 5 jun. 2021.

BARROS, Patrícia M. A contracultura tropical e a resistência à ditadura militar. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama, v. 12, n. 1., jan./mar. 2004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/388. Acesso em: 1 jun. 2021.

BARROS, Patrícia M. A contracultura na “América do Sol”: o movimento hippie norte-americano no tropicalismo. V Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, UEL, 2018, p. 30-37. Acesso em: 20 jul. 2020.

BERNARDO, Cláudio José. A MPB como incipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas carregadas de vozes contra o regime autoritário. Dissertação (Mestrado em Letras). UERJ, Rio de Janeiro, 2007. 104 f.

BRANDÃO, Luiz Henrique Santos. Tóxico-subversão: anticomunismo e proibicionismo na construção do “inimigo interno” durante Ditadura Militar no Brasil. 2019. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em História), Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https:// repositorio.unb.br/handle/10482/37332. Acesso em 24 mai. 2020

BRASIL. Ato Institucional nº. 1, 1964. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ AIT/ait-01-64.htm. Acesso em: 18 jul. 2020.

BRASIL. Ato Institucional nº. 5,1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm. Acesso em 21 jul. 2020

CANDAU, Vera Maria F (org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-critico. Rio de Janeiro, Lamparina Editora, 2005.

CARDENUTO, Ricardo. O golpe no cinema: Jean Manzon à sombra do Ipes. Artcultura, v. 11, n.. 18, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/ view/7305/4712. Aceso em:3 jun. 2021.

CAROCHA, Maika Lois. A censura musical durante o regime militar (1964-1985). História: Questões & Debates, n. 44, p. 189-211, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/7940. Acesso em: 24 jun. 2020.

CORRÊA, Marcos. A propaganda política do golpe de 1964 através dos documentários do Ipês. Revista de história e Estudos Culturais, vol. 3, n.1, 2006. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/893. Acesso em: 13 jun. 2021.

DE AZEVEDO, Sônia Cristina Santos. Ditadura militar brasileira e política nacional de cultura (pnc): algumas reflexões acerca das políticas culturais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 317-340, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5896090. Acesso em: 13 jun. 2021.

FICO, Carlos. O Grande Irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

LAMOUNIER, Bolívar. O “Brasil autoritário” revisitado: o impacto das eleições sobre a abertura. In: STEPAN, Alfred. Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra (1988): 83- 134.

MAIA, Tatyana A. Os cardeais da cultura nacional: O Conselho Federal de Cultura na Ditadura Civil-Militar (1967-1975). São Paulo: Itaú Cultural- Iluminuras, 2012.

MARTINS, Estevão C.R. Relações Internacionais: cultura e poder. IBRI, 2002.

MAZZEI, Victor Reis; DOS SANTOS, Alessandra Santarosa; DILÁSCIO, Julia Soresini Ramalho. A identidade e a alteridade nos slogans durante a Ditadura Militar Brasileira. Comunicação: Reflexões, experiências, ensino, 2017, v. 12, n.2, p. 9-18.

MELLO, Zuza Homem de. A Era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o “perigo vermelho”: o anticomunismo no Brasil. São Paulo, Perspectiva: FAPESP, 2002.

NYE, Joseph S. Soft Power: The Means to Success in World Politics. New York, Public Affairs, 2004.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Aliança para o Progresso. Rio de Janeiro, Organização dos Estados Americanos, 1961.

PINHEIRO, Claudinéia Ricardo. O poder propagador dos festivais na ditadura militar do Brasil. In: DE OLIVEIRA, Carmem Lourdes Et Al. Teoria em foco, Clube de Autores, 2020.

POERNER, Arthur J. Identidade cultural na era da globalização: Política federal de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

SANTAYANA, Mauro. Prefácio: O Estado e a cultura. In POERNER, Arthur J. Identidade cultural na era da globalização: Política federal de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

SILVA, Talles de Paula. A música como protesto nos movimentos de contracultura dos anos 1960. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, v. 6, n. 6, 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/WRLEM/article/view/3483. Acesso em: 24 jul. 2020

SILVEIRA, Lorenna B. Estados Unidos e o Golpe de 1964: suporte logístico, bélico, financeiro e a concessão de exílio político. II Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/UCG, Goiânia, 2009, p. 1-31 Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/ up/113/o/IISPHist09_LorennaBurlveira.pdf. Acesso em: 19

jul. 2020

SORJ, Bernardo. A construção intelectual do Brasil contemporâneo: da resistência à ditadura ao governo FHC. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

VAI Passar. Direção: Roberto de Oliveira. Brasil, 2005, 67 min.

ZAN, José Roberto. Jovem Guarda: música popular e cultura de consumo no Brasil dos anos 60. Música Popular em Revista, v. 2, n. 1, p. 99-124, 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

de Oliveira, D. T. V. (2021). O PAPEL DA CULTURA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA: O SOFT POWER ESTADUNIDENSE E A MÚSICA DE PROTESTO. O Cosmopolítico, 7(1), 15-34. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ocosmopolitico/article/view/53828

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)