Direitos Humanos e Educação como instrumentos estratégicos de cooperação no Mercosul

breves considerações

Autores

  • Priscila Costa SME-RJ
  • Elian Araujo Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Mercosul Social, Educação, Direitos Humanos, Integração Regional

Resumo

Este trabalho analisa a nova dinâmica do processo de integração no Mercosul, caracterizada pelo tratamento de temas sociais, dentre os quais os direitos humanos e a educação, indicando o avanço de uma agenda social de integração que rompe com a tradição comercialista do bloco. Nesse sentido, procuramos avaliar qual é a efetiva influência dessa temáticas na agenda do bloco, questionando-se a possível existência de uma esfera pública transnacional. Para chegar a uma resposta, o trabalho busca realizar um estudo específico das características e dos meios de articulação mapeando e identificando se e de que forma as demandas articuladas que atuam no setor da educação seriam atendidas e incorporadas à chamada agenda do Mercosul Social/Educacional.

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Publicado

2023-06-17

Como Citar

COSTA, P.; ARAUJO, E. Direitos Humanos e Educação como instrumentos estratégicos de cooperação no Mercosul: breves considerações. Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , v. 1, n. 2, p. 19-23, 17 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos