O Brasil, o Sul Global e a busca pela paz na Ucrânia

Autores

  • Pérsio Glória de Paula Universidade Estatal de São Petersburgo
  • Tito Lívio Barcellos Pereira Instituto Santiago Dantas

Palavras-chave:

Conflito Russo-Ucraniano, Brasil, Sul Global, Geopolítica Mundial

Resumo

O presente estudo analisa os posicionamentos de diversos grupos internacionais sobre o conflito russo-ucraniano. Por meio de uma macroanálise desses posicionamentos, distingue-se a abordagem do Sul Global para o conflito daquela adotada pelas partes diretamente envolvidas na subjacente disputa geopolítica, a Rússia e o Bloco Ocidental. Adicionalmente, ressalta-se a coerência da posição brasileira, que condena a atuação russa, mas abstém-se de participar das sanções ou do envio de armamentos que intensificam as tensões e agravam a situação. Constatou-se que a postura do Brasil está alinhada com as do maior contingente de países do Sul Global e com seus objetivos internacionais em um momento de reconstrução da imagem, posição de liderança e credenciais internacionais brasileiras.

Biografia do Autor

Pérsio Glória de Paula, Universidade Estatal de São Petersburgo

Doutorando em Relações Internacionais na Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU) e Mestre em Estudos Estratégicos (PPGEST-UFF) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: persiogloria@gmail.com.

Tito Lívio Barcellos Pereira, Instituto Santiago Dantas

Doutorando em Relações Internacionais no Instituto Santiago Dantas (STD), Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (PPGEST-UFF) e Geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: tlbarcellos@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

GLÓRIA DE PAULA, P.; LÍVIO BARCELLOS PEREIRA, T. O Brasil, o Sul Global e a busca pela paz na Ucrânia. Orbis - Boletim Trimestral do LEPEB/UFF , v. 1, n. 3, p. 5-11, 20 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos