A América do Sul na política externa do governo Lula III

um balanço dos oito primeiros meses

Autores

  • Priscilla Carvalho Corrêa Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

América do Sul, Política Externa Brasileira, Integração Regional, Governo Lula III

Resumo

Logo no primeiro ano do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, a política externa brasileira transformou-se de modo a enfrentar os desafios que se impuseram às relações internacionais do país, sobretudo, na América do Sul. Dessa maneira, essa pesquisa aborda brevemente como a Cúpula de líderes da América do Sul, o fortalecimento do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e a Cúpula da Amazônia evidenciaram a retomada do enfoque no subcontinente e o resgate do protagonismo brasileiro na região e em grandes debates internacionais. Como considerações finais, apresentam-se os acertos e desacertos de tais iniciativas e seus avanços com relação à política externa adotada desde o fim da era petista no governo, em 2016.

Biografia do Autor

Priscilla Carvalho Corrêa Mendes , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestra e doutoranda em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pelo PPGEST/UFF e Graduada em História pela mesma instituição. E-mail: priscila_carvalho@id.uff.br

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

CARVALHO CORRÊA MENDES , P. A América do Sul na política externa do governo Lula III : um balanço dos oito primeiros meses. Orbis - Boletim Trimestral do LEPEB/UFF , v. 1, n. 3, p. 34-39, 20 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos