A Cooperação brasileira com a Guiné-Bissau

Impactos sobre a segurança internacional

Autores

Palavras-chave:

Cooperação, Brasil, Guiné-Bissau, Segurança Internacional

Resumo

Esse trabalho discute a intensificação da colaboração do Brasil com a Guiné-Bissau a fim de buscar conter a criminalidade internacional, sob o foco da teoria institucionalista neoliberal. Nosso objetivo é apontar os reflexos da cooperação institucional brasileira junto o supracitado Estado africano. Com uma abordagem qualitativa e tendo como procedimento de pesquisa a revisão bibliográfica, é evidenciado que a cooperação brasileira é relevante institucionalmente para a Guiné-Bissau, aumentando as capacitações dos seus agentes de segurança, bem como contribuindo para ampliar o seu fortalecimento institucional, ao longo do século XXI.

Biografia do Autor

Eduardo Freitas Gorga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos Fronteiriços pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2005).

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

FREITAS GORGA, E. A Cooperação brasileira com a Guiné-Bissau : Impactos sobre a segurança internacional. Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , v. 1, n. 4, p. 10-14, 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos