De volta à África?

Notas sobre a política externa brasileira para a África no terceiro governo Lula

Autores

  • Danilo Augusto da Silva Horta Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

África, Brasil, Governo Lula III, Política Externa

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: qual é o lugar da África na política externa do terceiro governo Lula?. Nele buscamos defender a hipótese de que a África, assim como explicitado em diversos momentos pelo governo Lula III, possui papel central para a atual política externa brasileira. A fim de comprovar a hipótese deste trabalho realizamos dois movimentos: 1º) buscamos discorrer acerca da importância da África para os objetivos gerais da política externa brasileira do terceiro governo Lula; e 2º) discorrermos sobre uma série de ações concretas empregadas pelo governo Lula III com o objetivo de fortalecer as relações políticas, diplomáticas e econômicas existentes entre Brasil e África. Assim, concluímos o trabalho apontando para a centralidade da África na política externa do atual governo e destacando uma tendência ao aprofundamento das relações existentes entre o Brasil e o continente africano em 2024.

Biografia do Autor

Danilo Augusto da Silva Horta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestrando em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (PPGCP/UNICAMP). Bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: danilosilvahorta@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-15

Como Citar

DA SILVA HORTA, D. A. De volta à África? Notas sobre a política externa brasileira para a África no terceiro governo Lula . Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , v. 1, n. 4, p. 5-9, 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos