A Cooperação Sul-Sul

O papel da Marinha Brasileira na região do Golfo da Guiné

Autores/as

Palabras clave:

Cooperação Sul-Sul, Marinha do Brasil, PALOP, Golfo da Guiné

Resumen

No início de 2023, um dos objetivos do Brasil era restabelecer a sua importância no auxílio ao progresso do Sul global. Para isso, procurou reforçar a cooperação com o continente africano, fundamentalmente com os atores situados no seu entorno estratégico afastado. Desde a última década, tal apoio passou por alterações decorrentes de questões político-estratégicas. No contexto das ações brasileiras de recrudescimento da priorização para os temas da agenda de cooperação Sul-Sul, em alguma medida, a cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), da área do Golfo da Guiné, permitiu diversificar parcerias no setor da Defesa. Por conseguinte, no presente, a Marinha atua em operações e exercícios navais conjuntos, bem como prossegue na formação e na capacitação dos militares dos Estados supracitados, contribuindo para o regionalismo ativo e a projeção geopolítica do Brasil sobre a região do Golfo da Guiné.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Freitas Gorga, INEST/ UFF

    Doutorando em Estudos Estratégicos na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos Fronteiriços (UFMS) e em Estudos Estratégicos (UFRGS). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras.

  • Luís Manuel Brás Bernardino, Universidade Autónoma de Lisboa

    Coronel do Exército Português (situação de Reserva). Professor Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e Investigador Associado no OBSERVARE – Observatório das Relações Exteriores da UAL.

Publicado

2026-01-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A Cooperação Sul-Sul: O papel da Marinha Brasileira na região do Golfo da Guiné. Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , [S. l.], v. 2, n. 7, p. 11–16, 2026. Disponível em: https://periodicos.uff.br/orbis/article/view/65446. Acesso em: 6 feb. 2026.