O fenômeno do policial político no Brasil

Autores

  • Talita Ribeiro Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Palavras-chave:

Segurança pública, Polícia militar, Política, Policialismo

Resumo

A interseção entre violência, desafios da segurança pública e a presença de policiais na política é um tema complexo. A crescente violência desafia as estruturas de segurança, enquanto agentes policiais buscam soluções políticas. Este fenômeno, destacado em diversos estudos, revela uma militarização da política e uma influência considerável das forças de segurança nos processos eleitorais. No entanto, isso também levanta preocupações sobre conflitos de interesses, abusos de poder e possíveis impactos nas políticas de segurança. O equilíbrio entre o papel dos policiais na política e a garantia da segurança pública eficaz permanece como um desafio crucial para a sociedade.

Biografia do Autor

  • Talita Ribeiro, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

    Bacharel em Relações Internacionais (UERJ) e mestranda em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV). E-mail: talita.ribeiiro@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O fenômeno do policial político no Brasil. Orbis - Boletim do LEPEB/UFF , [S. l.], v. 1, n. 4, p. 20–24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/orbis/article/view/62379. Acesso em: 18 ago. 2025.