COMPETÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA ON-LINE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Giancarlo Gomes Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Viviane Alexandra Machado Saragoça Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria Jose Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - FURB Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11002

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as competências e habilidades necessárias ao docente de Ensino a Distância no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi descritiva, de levantamento, com 18 professores/tutores de cursos de pós-graduação lato sensu a distancia. Os resultados apontam que para desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, é necessário que o professor adquira e desenvolva um conjunto particular de habilidades e competências. As habilidades de facilitação tiveram maior destaque, e dentre elas pode-se ressaltar: a capacidade de fornecer orientação e apoio on-line para alunos, a capacidade de envolver o aluno no processo de aprendizagem. As habilidades técnicas consideradas essenciais foram: a capacidade de usar e-mail eficazmente, a utilização de fóruns ou quadros de avisos. As habilidades gerenciais receberam menor destaque na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Edição

Seção

Artigos/Papers