QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS EMPREGADOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Marli Dias Souza Pinto Universidade do Oeste do estado de Santa Catarina (UNOESC)
  • Adélio Alvicio Kemmer Caixa Economica Federal
  • Eliane Salete Filippim UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11006

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar e analisar as percepções dos empregados da Caixa Econômica Federal (CEF) da Superintendência Regional Oeste de Santa Catarina sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quanti/qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semiestruturado a 329 empregados. Constatou-se que os fatores que geram satisfação dos empregados são à estabilidade e a confiança na Instituição. Quanto aos fatores de insatisfação destaca-se a sobrecarga de trabalho. Como oportunidades de melhorias o estudo revelou a necessidade de maior investimento em treinamento e a reformulação geral dos sistemas eletrônicos.

 

Palavras-chave: Qualidade de vida no Trabalho. Gestão de Pessoas. Instituição financeira.

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Biografia do Autor

Marli Dias Souza Pinto, Universidade do Oeste do estado de Santa Catarina (UNOESC)

Professora Pesquisadora da UNOESC

Adélio Alvicio Kemmer, Caixa Economica Federal

Bacharel em Administração

Eliane Salete Filippim, UNOESC

Doutora em Engenharia de Produção. Pós Douitora em Administração pública e Governo. Professora Pesquisadora.

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Publicado

2011-12-14

Edição

Seção

Artigos/Papers