CASO PARA ENSINO: ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Ricardo Teixeira Veiga Professor Associado da UFMG
  • Nina Rosa Silveira Cunha Professora Associada da UFV
  • Luiz Eduardo Leite de Moura Professor da Unipac - Campus Ponte Nova-MG

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11008

Resumo

O gestor do Pet Shop Amigo dos Animais, está interessado em conhecer o comportamento dos seus clientes. Os alunos através deste estudo de caso – que também pode ser estendido para toda a cadeia produtiva para animais de estimação tornando-se um caso de ensino -, terão o objetivo principal de analisar os diversos fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, relacionando conceitos do Comportamento do Consumidor e do Marketing. Este caso apresenta uma descrição de produtos e serviços desenvolvidos especialmente para esse mercado, bem como o comportamento dos seus donos como consumidores, incluindo dados e informações financeiras e mercadológicas. A relevância desse tipo de trabalho para os alunos é a exigência da construção da argumentação, da síntese e de um diagnóstico, a partir de perguntas que envolvem a associação entre aspectos teóricos vistos em sala de aula com uma situação que ocorre atualmente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFMG.

Mestre em Administração pela UFMG.

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS

Bacharel em Informática pela UFV

Ricardo Teixeira Veiga, Professor Associado da UFMG

Bacharel em Computação pela UFMG

 

Mestre em Administração pela UFMG

 

Doutor em Administração pela UFMG.

 

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

 

 

 

Nina Rosa Silveira Cunha, Professora Associada da UFV

Bacharel em Direito pela Faculdade de Itauna - MG.

 

Mestra em Administração pela UFMG.

 

Doutora em Economia Rural pela UFV.

 

Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa - MG.

 

 

 

 

 

Luiz Eduardo Leite de Moura, Professor da Unipac - Campus Ponte Nova-MG

Bacharel em Direito pela Faculdade de Itaúna - MG.

 

Bacharel em Administração pelo Centro Unversitário UNA - MG.

 

Mestre em Administração pelo FEAD-MG.

 

Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Ponte Nova - MG.

 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2011-12-14

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional