Uma Análise de Técnicas de Ensino em Ciências Sociais e Características Sociodemográficas dos Discentes

Autores

  • Felipe Augusto Pereira Universidade Federal de Pernambuco; Faculdade Estácio do Recife
  • Daniel Lins Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco
  • Ronei Picarte Universidade Federal de Pernambuco
  • Rita Rovai Castellan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11081

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal identificar a existência de associação entre a preferência por técnicas de ensino e as características sociodemográficas de estudantes de cursos de ciências sociais. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter bibliográfico exploratório, para a identificação das técnicas a serem pesquisadas, seguido de uma análise quantitativa com 89 discentes, com o intuito de identificar as preferências e as relações.  Foram identificadas tanto as técnicas preferidas quanto as menos apreciadas pelos alunos. Posteriormente, as técnicas foram agrupadas em 08 fatores através de análise fatorial e descobriu-se que alguns dos fatores estão associados a características sociodemográficas dos discentes. Desse modo, os docentes podem lançar mão de técnicas que têm maior aceitação, adaptando-se às contingências e potencializando assim a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Felipe Augusto Pereira, Universidade Federal de Pernambuco; Faculdade Estácio do Recife

Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPE (2005) e mestrado em Administração pelo PROPAD/UFPE (2008). Atualmente é doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE, coordenador de cursos de pós-graduação da Faculdade Estácio do Recife, professor de cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, pesquisador do grupo de Gestão da Inovação em Redes de Operações (GIRO) e sócio-diretor da Unu Soluções. Tem interesse por Marketing Digital, Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Empreendedorismo e Estratégia.

Daniel Lins, Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco

Graduado (2004), Mestre (2007) e Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem experiência nas áreas de Gestão e Ensino, com ênfase em Administração Geral e Análise Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da administração, processos administrativos, organizações penitenciárias e aprendizagem de executivos.

Ronei Picarte, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno do Mestrado acadêmico em Administração na UFPE, graduado em Administração com especialização em Marketing pela Escola Superior de Marketing. Atualmente é sócio-gerente do Bolsão Express - Consultoria e Assessoria Empresarial e também Coordenador Comercial e de Marketing na Pilar Alimentos S/A. Experiente na área de Gestão & Mercado, com ênfase em expansões imobiliária e comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, treinamentos capacitacionais, campanhas promocionais, desenvolvimento e padronização de operações de distribuição, marketing, excelência de serviços, ferramentas de análise BSC, BCG, SWOT.

Rita Rovai Castellan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Letras, com habilitação em Tradutor e Intérprete pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1982), graduação em Administração pela Faculdade Boa Viagem (2006), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Cândido Mendes - RJ (2010) e metrado em Administração na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Possui interesse em formas alternativas de relações de trabalho e poder nas organizações.

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Publicado

2012-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers