Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA

Autores

  • Carolina Faria Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Aline Pereira Sales
  • Adriano Dias da Costa
  • Maurício Donizete da Costa
  • Ricardo Braga Veroneze
  • Thiago Lima Bahia Santos

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11083

Resumo

Este trabalho busca compreender os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas, por meio da análise do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras, entre 2005 a 2010. Os resultados obtidos revelaram que a formação do estudante de escola pública é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, a desmotivação dos professores, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço físico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade e a falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade distante para a maioria desses estudantes. Ainda assim, muitos egressos do ensino público conseguem ter acesso ao ensino superior, sendo que, depois de inseridos, conseguem ter o mesmo padrão de aprendizagem daqueles que vieram de escola privada. Entretanto, continuam a enfrentar dificuldades que, até certo ponto, exigem ainda mais esforço destes estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Faria Alvarenga, Universidade Federal de Lavras

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2012-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers