Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA

Auteurs

  • Carolina Faria Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Aline Pereira Sales
  • Adriano Dias da Costa
  • Maurício Donizete da Costa
  • Ricardo Braga Veroneze
  • Thiago Lima Bahia Santos

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11083

Résumé

Este trabalho busca compreender os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas, por meio da análise do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras, entre 2005 a 2010. Os resultados obtidos revelaram que a formação do estudante de escola pública é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, a desmotivação dos professores, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço físico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade e a falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade distante para a maioria desses estudantes. Ainda assim, muitos egressos do ensino público conseguem ter acesso ao ensino superior, sendo que, depois de inseridos, conseguem ter o mesmo padrão de aprendizagem daqueles que vieram de escola privada. Entretanto, continuam a enfrentar dificuldades que, até certo ponto, exigem ainda mais esforço destes estudantes.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Carolina Faria Alvarenga, Universidade Federal de Lavras

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras

##submission.downloads##

Publiée

2012-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers