Comunidades virtuais como grupos de referência

Autores

  • Gabriela Pasinato Leal Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luis Fernando Hor-Meyll Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11104

Resumo

O estudo investigou influências de uma comunidade virtual sobre decisões de consumo, a partir da perspectiva de seus membros. Posts da comunidade “Casar é Fácil” foram estudados, buscando identificar categorias relacionadas a influências do grupo sobre decisões de consumo, seguindo-se 21 entrevistas por telefone. Comentários e entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, revelando evidências de um código de comportamento, sugerindo que a comunidade atua como grupo de referência normativo, com forte identificação entre participantes. Membros mais participativos, com experiência, ou percebidos como tendo bom gosto, são líderes de opinião. Ficaram evidentes influências em mudanças de comportamentos de consumo de membros da comunidade.

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Biografia do Autor

Gabriela Pasinato Leal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Administração

Marketing

Luis Fernando Hor-Meyll, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Administração (IAG)

Professor da área de Marketing

Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Administração

Professor da área de Marketing

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Publicado

2012-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers