Comunidades virtuais como grupos de referência
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11104Resumo
O estudo investigou influências de uma comunidade virtual sobre decisões de consumo, a partir da perspectiva de seus membros. Posts da comunidade “Casar é Fácil” foram estudados, buscando identificar categorias relacionadas a influências do grupo sobre decisões de consumo, seguindo-se 21 entrevistas por telefone. Comentários e entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, revelando evidências de um código de comportamento, sugerindo que a comunidade atua como grupo de referência normativo, com forte identificação entre participantes. Membros mais participativos, com experiência, ou percebidos como tendo bom gosto, são líderes de opinião. Ficaram evidentes influências em mudanças de comportamentos de consumo de membros da comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.