Âncoras e metáforas de carreira entre universitários
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i4.11111Resumo
Este artigo apresenta resultados de quatro anos de pesquisa sobre âncoras de carreira, realizada com formandos de uma universidade privada. O objetivo foi utilizar metáforas de carreira para entender a quebra da hegemonia da âncora Estilo de Vida - EV (2006 a 2008) pela âncora Criatividade Empreendedora - CE (2009). A pesquisa foi quantitativa (2006 a 2009) e qualitativa (2009) com base em estudo exploratório e descritivo que analisou as trajetórias de carreiras e as metáforas associadas às competências profissionais e às carreiras dos entrevistados. A análise não confirma as hipóteses levantadas para a ascensão da âncora CE, entretanto, fornece indicativos sobre o grau de aderência dos formandos à sua primeira âncora. Pela evocação das metáforas, o grupo da âncora EV apresenta maior fragilidade na aderência à própria âncora, ao contrário do outro grupo – o que abre espaço para se questionar a hegemonia da âncora EV nos anos anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.