Gestão do conhecimento no Brasil: visão da academia

Autores

  • Andrea Cherman Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio
  • Sandra Regina Rocha-Pinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i1.11118

Resumo

A adoção da gestão do conhecimento [GC] por acadêmicos e profissionais foi analisada por Scarbrough e Swan (2001; 2003) por meio do modelo de modas e modismos de gestão empresarial (ABRAHAMSON, 1991; 1996). Este artigo objetiva replicar o trabalho desses autores no contexto brasileiro, mediante a revisão de artigos publicados em periódicos nacionais e no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração [EnANPAD] desde 2001. Foram apresentados, respectivamente, 62 e 26 artigos em GC nestes meios. Os resultados sugerem que a GC no Brasil não se originou das modas dos sistemas integrados de informação; o fenômeno parece também estar ligado à área de estratégia e aos estudos organizacionais. Encontram-se presentes as características do modelo de moda de gestão relacionadas à difusão dos conceitos de GC entre os grupos de interesse e suas tentativas de apropriação e legitimação do discurso por cada grupo. Os vários discursos facilitam e amplificam a difusão do movimento. Entretanto, tornam a GC um campo complexo, ambíguo, fragmentado e de difícil gerenciamento, justamente em função da interação complexa entre as áreas da administração.

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Biografia do Autor

Andrea Cherman, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com área de estudo em Conhecimento Organizacional, Valoração e Percepção dos Indivíduos no Contexto do Trabalho; Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio na área de Planejamento e Organizações; pós-graduada em Gestão Empresarial pelo IAG PUC-Rio; pós-graduada em Marketing pelo IAG PUC-Rio; graduada em Comunicação Social pela ECO/UFRJ.

Professora do Departamento de Administração de Empresas da PUC-Rio (IAG/PUC-Rio) para os cursos de graduação e pós-graduação abertos, in-company e a distância. Coordenadora da Disciplina Responsabilidade Socioambiental para o MBA Executivo em Negócios Financeiros do Banco do Brasil. Coordenadora de Atividades Internacionais da Graduação em Administração. Possui 24 anos de experiência profissional em Planejamento Estratégico, Inteligência de Marketing, Planejamento de Marketing e Comunicação Integrada, Gestão de Marcas, Produtos, Serviços e Projetos Intenacionais em empresas multinacionais de porte, como De La Rue, American BankNote, L’Oréal e Coloplast Healthcare.

Sandra Regina Rocha-Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

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Publicado

2013-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers