O perfil empreendedor na graduação: um estudo comparativo entre ingressantes e concluintes

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Eric Charles Enri Dorion Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Micheli Gasperin Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11128

Resumo

O desenvolvimento econômico nacional depende basicamente das empresas, que contribuem com a geração de empregos, renda e tecnologia. Estudos indicam que quanto mais pessoas dispostas em abrir novas empresas tiverem num país, maior será a tendência do desenvolvimento econômico dessa nação. Algumas teorias sustentam que as universidades têm um papel fundamental no sentido de potencializar e desenvolver o espírito empreendedor entre os seus estudantes. Diante de tal contexto, este estudo objetivou estabelecer um comparativo entre o perfil empreendedor dos ingressantes e dos concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul - RS. Para atingir este objetivo, foi realizada uma survey com uma amostra de ingressantes e outra de concluintes do curso, sendo aplicado o questionário “Sou um empreendedor?”, proposto por Demac (1990). Como resultado da pesquisa, verificou-se a ocorrência de variações positivas quando comparados esses dois grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professor do Curso de Ciências Contábeis e integrante do Núcleo de Pesquisa Estudos de Internacionalização da Universidade de Caxias do Sul - UCS, autor do livro Teoria da Contabilidade para o Exame de Suficiência.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha. Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha. Mestre em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, PPGA/UCS.

Eric Charles Enri Dorion, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Sherbrooke – Canadá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, PPGA/UCS.

Marlei Salete Mecca, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Micheli Gasperin Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

MBA em Controladoria pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers