Reflexos das inovações nos índices de rentabilidade de empresas
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11130Resumo
O estudo objetiva analisar os reflexos das inovações tecnológicas e ações inovadoras implementadas nos índices de rentabilidade de empresas brasileiras de capital aberto. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de: survey para identificar as inovações implantadas nas empresas; análise de conteúdo do relatório da administração para identificar as inovações evidenciadas; e pesquisa nas demonstrações contábeis para calcular os índices de rentabilidade. Um questionário para identificar inovações foi enviado às empresas de capital aberto com ações negociadas na Bovespa. A amostra consubstanciou-se das 22 que responderam o questionário. A partir da tabulação dos dados estabeleceu-se um ranking das empresas potencialmente mais inovadoras e aplicou-se a Análise Envoltória de Dados, tendo os dados de inovações como inputs e os índices de rentabilidade como outputs, para identificar as mais eficientes. As empresas foram classificadas em quatro quadrantes: inovadoras e ineficientes, inovadoras e eficientes, não inovadoras e eficientes, não inovadoras e ineficientes. Concluiu-se que nem todas as empresas potencialmente inovadoras foram eficientes na geração de resultados, porém a maioria das empresas com baixo potencial inovador não foram eficientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.