Reflexos das inovações nos índices de rentabilidade de empresas
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11130Abstract
O estudo objetiva analisar os reflexos das inovações tecnológicas e ações inovadoras implementadas nos índices de rentabilidade de empresas brasileiras de capital aberto. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de: survey para identificar as inovações implantadas nas empresas; análise de conteúdo do relatório da administração para identificar as inovações evidenciadas; e pesquisa nas demonstrações contábeis para calcular os índices de rentabilidade. Um questionário para identificar inovações foi enviado às empresas de capital aberto com ações negociadas na Bovespa. A amostra consubstanciou-se das 22 que responderam o questionário. A partir da tabulação dos dados estabeleceu-se um ranking das empresas potencialmente mais inovadoras e aplicou-se a Análise Envoltória de Dados, tendo os dados de inovações como inputs e os índices de rentabilidade como outputs, para identificar as mais eficientes. As empresas foram classificadas em quatro quadrantes: inovadoras e ineficientes, inovadoras e eficientes, não inovadoras e eficientes, não inovadoras e ineficientes. Concluiu-se que nem todas as empresas potencialmente inovadoras foram eficientes na geração de resultados, porém a maioria das empresas com baixo potencial inovador não foram eficientes.
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