Os efeitos do cause-related marketing no comportamento do consumidor

Autores

  • Renata Céli Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio
  • Paulo Cesar de Mendonca Motta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11168

Resumo

A questão social vem sendo amplamente discutida. É importante que a empresa adote práticas sociais. Um programa a ser estudado é o Cause-Related Marketing – CRM. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo de contribuir para um melhor entendimento dessa ferramenta, buscando investigar o comportamento dos consumidores frente aos produtos de empresas que praticam o CRM. Foi aplicado um questionário, que foi respondido por 125 consumidores. No questionário, foi apresentada uma situação hipotética de compra de pasta de dente. Os resultados mostraram que quando há marcas conhecidas pelo consumidor no mercado e uma delas tem o preço superior porque começou a realizar uma campanha de CRM, os consumidores são propensos a pagar maior preço. Entretanto, quando o cenário é de uma marca que não é conhecida, eles não estão dispostos a pagar mais caro. Vale ressaltar que os consumidores se mostraram céticos quanto à honestidade dessas campanhas de CRM.

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Biografia do Autor

Renata Céli Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio

Mestre em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio. Graduação em Administração na Faculdade Ibmec-Rio. Atualmente é aluna do Doutorado em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio. Professora na PUC-Rio.

Paulo Cesar de Mendonca Motta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/PUC-Rio

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), Mestrado em Administração - University of Kansas (1971) e Doutorado em Administração - University of Kansas (1973). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers