Estratégia como prática e VRB: uma articulação teórica

Autores

  • Cleidivaldo Santana Bento Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11209

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma articulação teórica sob a ótica da estratégia como prática social e da Visão Baseada em Recursos (VBR), a fim de compreender como os resultados estratégicos são construídos a partir da práxis e da interação dos praticantes. Optou-se por utilizar, principalmente, os estudos de Johnson, Melin e Whittington (2003) e Jarzabkowski, Balogun e Seidl (2007) por oferecerem conteúdo relevante para o desenvolvimento da articulação teórica pretendida. A VBR foi norteada pelos estudos de Barney (1991), com ênfase em alguns conceitos relativos ao modelo VRIS. Ao longo do trabalho apresentou-se uma estrutura conceitual que pode ser tomada como ponto de partida para pesquisas sob a perspectiva prática. Articulação entre as teorias busca apresentar como a estratégia como prática pode preencher algumas lacunas que a VBR não tem respondido a contento.

Palavras-chave: estratégia como prática social, visão baseada em recursos, resultados estratégicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidivaldo Santana Bento, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana-SE.

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Administração - Campus Itabaiana. Professora permanente do PROPADM - Campus São Cristóvão.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays