Estratégia como prática e VRB: uma articulação teórica

Auteurs-es

  • Cleidivaldo Santana Bento Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11209

Résumé

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma articulação teórica sob a ótica da estratégia como prática social e da Visão Baseada em Recursos (VBR), a fim de compreender como os resultados estratégicos são construídos a partir da práxis e da interação dos praticantes. Optou-se por utilizar, principalmente, os estudos de Johnson, Melin e Whittington (2003) e Jarzabkowski, Balogun e Seidl (2007) por oferecerem conteúdo relevante para o desenvolvimento da articulação teórica pretendida. A VBR foi norteada pelos estudos de Barney (1991), com ênfase em alguns conceitos relativos ao modelo VRIS. Ao longo do trabalho apresentou-se uma estrutura conceitual que pode ser tomada como ponto de partida para pesquisas sob a perspectiva prática. Articulação entre as teorias busca apresentar como a estratégia como prática pode preencher algumas lacunas que a VBR não tem respondido a contento.

Palavras-chave: estratégia como prática social, visão baseada em recursos, resultados estratégicos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Cleidivaldo Santana Bento, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho, Itabaiana-SE.

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

Professora efetiva do Departamento de Administração - Campus Itabaiana. Professora permanente do PROPADM - Campus São Cristóvão.

Téléchargements

Publié-e

2015-03-30

Numéro

Rubrique

Ensaios/Essays