Estilos de aprendizagem e ambientes de confiança: um estudo das participações contributivas de alunos do mestrado

Autores

  • Cristiano Rodrigues Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Heloiza Cristina Holgado da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11224

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem deve ser aquele que tem o envolvimento e a participação de todos, objetivando as discussões que possam tornar os debates mais produtivos. Nesse ponto, um ambiente de confiança pode influenciar significativamente. Assim este artigo pretende investigar se há relação entre os Estilos de Aprendizagem e o ambiente de confiança para contribuições em aula no programa de mestrado em agronegócios. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso único exploratório-descritivo. A coleta de dados foi efetuada por intermédio de questionário que avaliou a confiança e as condições mais favoráveis a contribuições durante a aula e pelo Índice de Estilos de Aprendizagem. Os resultados indicaram, que a multidisciplinaridade dos candidatos selecionados para o programa, exerce pouca influência para maiores contribuições, o elo de confiança entre os alunos e o comportamento do docente são os elementos que mais determinam as contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Rodrigues Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2003), Administração de Empresas pela UNIGRAN(2009), com especialidade em Gestão de Negócios(2005) pela UNIDERP e em Gestão Organizacional pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD - 2009). Atuou como professor substituto na graduação em Administração da UFMS e UFGD, pelo período de 2 anos. Foi professor no curso de Administração da UNIGRAN, ministrando as disciplinas de Administração da Qualidade e Produtividade e Administração de Sistemas de Informação. Atualmente é Mestre em Agronegócio da UFGD. Administrador da UFGD, ocupando a função de Secretário Acadêmico e Professor da FETAC no curso de Administração. Tem experiência na área de gestão tecnológica, sistemas de informação, gestão administrativa e organizacional, com ênfase em gestão da qualidade total e melhoria contínua da rotina do trabalho do dia-a-dia.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq sobre seleção docente nas universidades federais e sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e é vice-coordenadora do PROFIAP Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas e do conhecimento, ações coletivas, capital social, comunidades de prática, aprendizagem, inovação e empreendedorismo.

Heloiza Cristina Holgado da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Mestrado em Agronegócios (2013) na Universidade Federal da Grande Dourados, graduação em Administração (2011) pela Universidade Federal da Grande Dourados e graduação em Análise de Sistemas (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios (2007) pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Atua como tutora a distância na Especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers