Influência da aversão à traição sobre o comportamento do consumidor: experimentos com produtos de segurança
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11227Resumo
Este artigo investigou a aversão à traição nos consumidores de produtos de segurança, propondo uma extensão ao trabalho desenvolvido por Gershoff e Koehler (2011). A literatura investigada discute o processo de tomada de decisão diante de condições incertas, a aversão ao risco e a aversão à traição. Foram realizados três experimentos com 525 universitários que escolheram entre dois carros idênticos equipados com diferentes air bags. Dentre os participantes, alguns eram aleatoriamente expostos à possibilidade de falha do air bag. O primeiro experimento investigou se os tipos de traição influenciavam as escolhas. O segundo experimento investigou se havia diferenças nas escolhas de acordo com o destinatário do produto. O terceiro experimento investigou se a exposição a campanhas de direção defensiva interferia na escolha. Após a realização de testes ANOVA, os resultados evidenciaram a existência da aversão à traição quando os indivíduos eram expostos à informação da possibilidade de traição de um produto de segurança.
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