Influência da aversão à traição sobre o comportamento do consumidor: experimentos com produtos de segurança

Autores

  • Tharcisio A. Caldeira Professor do Departamento de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba.
  • Andréia A. Albino Professora do Departamento de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba.
  • Jorge Ferreira Brantes Professor do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • T. Diana L. Van Aduard de Macedo-Soares Professora Titular do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11227

Resumo

Este artigo investigou a aversão à traição nos consumidores de produtos de segurança, propondo uma extensão ao trabalho desenvolvido por Gershoff e Koehler (2011). A literatura investigada discute o processo de tomada de decisão diante de condições incertas, a aversão ao risco e a aversão à traição. Foram realizados três experimentos com 525 universitários que escolheram entre dois carros idênticos equipados com diferentes air bags. Dentre os participantes, alguns eram aleatoriamente expostos à possibilidade de falha do air bag. O primeiro experimento investigou se os tipos de traição influenciavam as escolhas. O segundo experimento investigou se havia diferenças nas escolhas de acordo com o destinatário do produto. O terceiro experimento investigou se a exposição a campanhas de direção defensiva interferia na escolha. Após a realização de testes ANOVA, os resultados evidenciaram a existência da aversão à traição quando os indivíduos eram expostos à informação da possibilidade de traição de um produto de segurança.

 

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Biografia do Autor

Tharcisio A. Caldeira, Professor do Departamento de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba.

Doutorando em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Andréia A. Albino, Professora do Departamento de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - câmpus Rio Pomba.

Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Ferreira Brantes, Professor do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor pelo Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro

T. Diana L. Van Aduard de Macedo-Soares, Professora Titular do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Ph.D. em Filosofia Econômica e Social pela Université de Montreal

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers