Propensão à dívida no cartão de crédito: quais são os aspectos determinantes?
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11228Resumo
O cartão se tornou um dos principais instrumentos financeiros em razão da crescente facilidade de acesso e sua propagação, devido à multifuncionalidade. Este estudo teve como objetivo construir um indicador de propensão à dívida no cartão de crédito, assim como avaliar a influência dos aspectos demográficos, culturais e das características do cartão. Foram aplicados 1.831 questionários no Rio Grande do Sul, Maranhão e Minas Gerais. Os resultados, no geral, indicam que os respondentes sabem utilizar esse meio de pagamento de forma responsável, e as seguintes variáveis apresentaram diferenças significativas entre os grupos: dependentes, filhos, escolaridade, raça, ascendência, número de cartões, percentual da renda gasta no cartão e valor do gasto mensal. Por fim, observou-se que a propensão à dívida no cartão de crédito pode ser influenciada por: dependentes, valor aproximado da dívida atual no cartão, percentual da renda gasta com o pagamento do mesmo e limite do cartão de crédito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.