Capital intelectual como recurso na retenção de clientes

Autores

  • Fernando Luís Bertolla Universidade de Caxias do Sul/Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul/Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul/Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar/Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11231

Resumo

Este ensaio teórico explorou a possibilidade de relação teórica entre o capital intelectual e a retenção de clientes, com moldura teórica na perspectiva contábil da teoria baseada no conhecimento (knowledge based theory), dos ativos de conhecimento. Foram exploradas as relações entre os elementos e indicadores do capital intelectual: humano, estrutural e relacional, com a retenção de clientes segundo as tipologias das táticas vinculantes: sociais, financeiras e estruturais. Como resultados, apresentou-se um framework ressaltando as relações existentes com intuito, de incentivar a aplicabilidade empírica através da utilização de técnicas de análise multivariada de dados, propiciando, assim, um aperfeiçoamento nas pesquisas que lidam com a subjetividade desta mensuração, como observado nas mensurações contábeis tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar/Programa de Pós-Graduação em Administração

Pós-Doutorado, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Possui experiência gerencial em multinacional. Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays