Circularidade cultural e re-significações: o caso DNIT

Autores

  • Rodilon Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EA/PPGA
  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EA/PPGA

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11261

Resumo

O artigo enfoca as significações presentes em uma autarquia pública, onde dois órgãos, um extinto e outro criado para substituí-lo, possuem servidores remanescentes e novos atuando conjuntamente. Tal situação acabou por gerar uma circularidade cultural cujos comportamentos estão associados a diferentes significações atribuídas ao órgão abolido por decreto e aos seus antigos servidores. O método do estudo de caso e a análise de conteúdo permitiram o desvendamento de concepções predominantemente negativas por parte dos servidores antigos sobre si mesmos e dos servidores do novo órgão sobre aqueles remanescentes. A coexistência dessas significações pode gerar tensões e ao mesmo tempo a configuração de mudanças culturais positivas e/ou negativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodilon Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EA/PPGA

Mestre em Administração (UFRGS), Especialista em Gestão de Pessoas (PUC/RS) e Negociação Coletiva (UFRGS), Pesquisador UFRGS/PPGA.

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/EA/PPGA

Doutora e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS, Professora Associada (aposentada) da Escola de Administração da UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers