Caso para ensino como metodologia ativa em administração
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11332Resumo
Este trabalho busca avaliar a estratégia do caso para ensino como uma metodologia ativa no desenvolvimento de habilidades em alunos de um curso de administração de uma Universidade Pública, localizada no estado do Ceará. Para que fosse dada tal avaliação, ocorreu o uso da referida estratégia em três disciplinas, sendo elas duas obrigatórias e uma optativa. Posteriormente, aplicou-se um questionário entre os 80 participantes que foram submetidos a esta metodologia, levantando hipóteses acerca do desenvolvimento de habilidades nos alunos através da utilização de casos para ensino. O procedimento metodológico, que se tratou de um teste de hipóteses, apontou resultados que confirmaram a influência positiva no desenvolvimento de habilidades nos alunos quando há predisposição destes para o uso do caso, enfatizando que por meio da discussão de um caso é possível melhorar a argumentação, e que o uso do caso é oportuno para melhorar a capacidade de comunicação, bem como a capacidade gerencial dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.