Empresarização da saúde pública: o caso da EBSERH

Autores

  • Janiele Cristine Peres Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcio Barcelos Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.27119

Resumo

Tomando como objeto empírico a constituição e implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o objetivo deste texto é analisar como a ideia de empresarização, isto é, como a generalização da forma empresa se expressa nesse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tendo como corpus de análise um conjunto de documentos oficiais que estruturaram o processo de constituição e implementação da EBSERH. Dentre os principais achados ressalta-se o papel dos órgãos de controle e fiscalização, especialmente o TCU, que após a identificação de problemas na gestão dos hospitais universitários federais, passou a preconizar soluções empresarias. Dentro desse modelo, termos como “metas”, “indicadores”, “responsabilidade por resultados”, “parâmetros de produtividade”, “benchmarking” surgem como balizadores para o que seria concebido como “boas práticas” que deveriam ser inseridas na gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janiele Cristine Peres Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Administração e Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)

Márcio Barcelos, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pela Universidade Fedreal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Adminsitração Pública da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Marcio Silva Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Admnistração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Curso de Bacharelado em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Sociolgia (PPGS) e do Programa de Pós-Graduação em DesenvolviMento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Lider do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira (NeMaVi).

Downloads

Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos/Papers