Empresarização da saúde pública: o caso da EBSERH
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.27119Résumé
Tomando como objeto empírico a constituição e implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o objetivo deste texto é analisar como a ideia de empresarização, isto é, como a generalização da forma empresa se expressa nesse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tendo como corpus de análise um conjunto de documentos oficiais que estruturaram o processo de constituição e implementação da EBSERH. Dentre os principais achados ressalta-se o papel dos órgãos de controle e fiscalização, especialmente o TCU, que após a identificação de problemas na gestão dos hospitais universitários federais, passou a preconizar soluções empresarias. Dentro desse modelo, termos como “metas”, “indicadores”, “responsabilidade por resultados”, “parâmetros de produtividade”, “benchmarking” surgem como balizadores para o que seria concebido como “boas práticas” que deveriam ser inseridas na gestão pública.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.